quinta-feira, 11 de abril de 2013


3º ano do Ensino Médio
Roteiro de Seminário sobre a Constituição
Serão quatro grupos para as apresentações.
Cada grupo terá entre 9 e 10 alunos.
Os alunos poderão usar recursos audiovisuais, cartazes, entrevistas, gráficos, noticias na mídia.
Cada apresentação terá a duração de uma aula dupla.
A nota é individual
As entrevistas serão gravadas e apresentadas no dia do seminário.  As entrevistas terão no máximo a duração de cinco minutos e deverão ser feitas com pessoas entre 16 e 70 anos.
O trabalho irá valer 3,0 pontos
Não será permitida apresentação fora da data.
GRUPO 1
Capítulo 4- Dos direitos políticos
-Explicar o artigo 14
-Mostrar o que significa soberania popular e onde surgiu esse termo.
-Qual a diferença entre voto direto, indireto, aberto e fechado.
-Como é o voto direto e secreto na prática?
-Mostrar a história do voto no Brasil.
-Como é o voto nos EUA? 
-O que é plebiscito, referendo e inciativa popular? Como esses termos foram e são aplicados na prática no Brasil?
-Mostrar a história dos direitos políticos no Brasil no período ditatorial e democrático.
-Entrevista com pessoas sobre os que elas acham do voto. Em quem essas pessoas votaram? Por que?   Elaborar perguntas inteligentes sobre essa questão.
-Explicar o artigo 15 da Constituição.

GRUPO 2
-Explicar o artigo 17 (Partidos políticos)
-Mostrar a história dos partidos políticos no Brasil (do Império aos dias atuais).
-O que significa ser de direita e de esquerda. Quais são os partidos de direita, os de esquerda e os de centro ou outras determinações? O que esses partidos pregam de ideologia e programa?
-Como são os partidos nos EUA? 
-Entrevistar pessoas sobre o que elas pensam sobre partidos políticos. Elas escolhem o candidato pelo partido? Qual a relação das pessoas com os partidos? Elas conhecem as propostas dos partidos? Elabore perguntas inteligentes sobre esse ponto.   

GRUPO 3
Da Organização dos Poderes
Capítulo I- Do Poder Legislativo
Seção I- Congresso Nacional
Artigos 44, 45, 46, 47, 48, 49 e 50.
-Explicar os artigos citados acima.
-Quando foi criado o Congresso Nacional? Conte um pouco de sua história.
-O que é sistema proporcional? Mostre isso na prática aplicado no Brasil.
-Quem são os deputados e senadores pelo Distrito Federal? Fale um pouco sobre cada um deles para que a turma conheça-os um pouco melhor.
-Quais partidos compõem o Congresso Nacional (Câmara e Senado)? Quais são a maioria? Como é distribuída a bancada?
-Como funcionam os votos no Congresso Nacional?
-Entrevistar pessoas com perguntas do tipo: você conhece o Congresso Nacional? Qual sua impressão?
-Como é o Congresso americano e o inglês? Como funcionam? Compare os dois.

GRUPO 4  
Seção III – Da Câmara dos Deputados
-Explicar os artigos 51,52, 53, 54, 55 e 56.
-Mostrar os artigos na prática, o que é mostrado à população, na mídia, os debates, etc.
-Mostrar leis e projetos de autoria dos deputados. Como essas leis são criadas?  Quais estão na prática?  De que forma elas nos ajudam? Discuta essa questão.
-Entrevistar pessoas sobre seu conhecimento a respeito dos deputados.  Peça para as pessoas mostre nomes de deputados e fale sobre. Elabore perguntas sobre isso.

BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário