3º
ano do Ensino Médio
Roteiro
de Seminário sobre a Constituição
Serão quatro grupos para as
apresentações.
Cada grupo terá entre 9 e 10 alunos.
Os alunos poderão usar recursos
audiovisuais, cartazes, entrevistas, gráficos, noticias na mídia.
Cada apresentação terá a duração
de uma aula dupla.
A nota é individual
As entrevistas serão gravadas e
apresentadas no dia do seminário. As
entrevistas terão no máximo a duração de cinco minutos e deverão ser feitas com
pessoas entre 16 e 70 anos.
O trabalho irá valer 3,0 pontos
Não será permitida apresentação
fora da data.
GRUPO
1
Capítulo 4- Dos direitos
políticos
-Explicar o artigo 14
-Mostrar o que significa
soberania popular e onde surgiu esse termo.
-Qual a diferença entre voto
direto, indireto, aberto e fechado.
-Como é o voto direto e secreto
na prática?
-Mostrar a história do voto no
Brasil.
-Como é o voto nos EUA?
-O que é plebiscito, referendo e
inciativa popular? Como esses termos foram e são aplicados na prática no
Brasil?
-Mostrar a história dos direitos
políticos no Brasil no período ditatorial e democrático.
-Entrevista com pessoas sobre os
que elas acham do voto. Em quem essas pessoas votaram? Por que? Elaborar perguntas inteligentes sobre essa
questão.
-Explicar o artigo 15 da
Constituição.
GRUPO
2
-Explicar o artigo 17 (Partidos
políticos)
-Mostrar a história dos partidos
políticos no Brasil (do Império aos dias atuais).
-O que significa ser de direita e
de esquerda. Quais são os partidos de direita, os de esquerda e os de centro ou
outras determinações? O que esses partidos pregam de ideologia e programa?
-Como são os partidos nos
EUA?
-Entrevistar pessoas sobre o que
elas pensam sobre partidos políticos. Elas escolhem o candidato pelo partido?
Qual a relação das pessoas com os partidos? Elas conhecem as propostas dos
partidos? Elabore perguntas inteligentes sobre esse ponto.
GRUPO
3
Da Organização dos Poderes
Capítulo I- Do Poder Legislativo
Seção I- Congresso Nacional
Artigos 44, 45, 46, 47, 48, 49 e
50.
-Explicar os artigos citados
acima.
-Quando foi criado o Congresso
Nacional? Conte um pouco de sua história.
-O que é sistema proporcional?
Mostre isso na prática aplicado no Brasil.
-Quem são os deputados e senadores
pelo Distrito Federal? Fale um pouco sobre cada um deles para que a turma
conheça-os um pouco melhor.
-Quais partidos compõem o
Congresso Nacional (Câmara e Senado)? Quais são a maioria? Como é distribuída a
bancada?
-Como funcionam os votos no
Congresso Nacional?
-Entrevistar pessoas com
perguntas do tipo: você conhece o Congresso Nacional? Qual sua impressão?
-Como é o Congresso americano e o
inglês? Como funcionam? Compare os dois.
GRUPO
4
Seção III – Da Câmara dos
Deputados
-Explicar os artigos 51,52, 53,
54, 55 e 56.
-Mostrar os artigos na prática, o
que é mostrado à população, na mídia, os debates, etc.
-Mostrar leis e projetos de
autoria dos deputados. Como essas leis são criadas? Quais estão na prática? De que forma elas nos ajudam? Discuta essa
questão.
-Entrevistar pessoas sobre seu
conhecimento a respeito dos deputados.
Peça para as pessoas mostre nomes de deputados e fale sobre. Elabore
perguntas sobre isso.
BOM TRABALHO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário